sexta-feira, 25 de março de 2011

6. Representações sociais identificadas pela autora do artigo «Representações sobre o desenvolvimento humano*», sobre os diferentes grupos etários.

Entenda-se por representações sociais como se tratando de sistemas de valores e práticas criados pelos homens, com o propósito de entender o mundo e a forma como se insere dentro dele.

A autora do texto em estudo identifica várias representações sociais do desenvolvimento humano, sobre os diferentes grupos etários.

Em relação ao Grupo Infância a autora identifica representações sociais associadas à ideia de imaturidade e de “incompetência”. Sendo a criança “inocente”, “brinca”, “aprende”, “descobre”, mas é “dependente” da sua “família” que “trabalha”, “produz” e se “responsabiliza” por ela.

No que se refere à adolescência as representações são idênticas ao Grupo Infância tendo como referências as “brincadeiras”, “família” e “sabedoria”. A adolescência foi ainda associada à velhice em relação à ideia de que o adolescente “ainda não consegue”, “ainda não faz”, e o velho “já não consegue mais” e “já não faz mais”.

Quanto ao Grupo Adulto as representações sociais do desenvolvimento caracterizam-se por estar próximas das que são consideradas em relação aos Grupos Infância e Adolescência no que diz respeito a “brincadeiras” e “sabedoria”. È o adulto que trabalha, produz e sustenta a família sendo responsável pelos seus descendentes, servindo de referência para as outras fases da vida.

Ainda de acordo com o texto disponibilizado, quanto às representações sociais do Grupo Velhice os eixos de referência foram: “brincadeiras”, “dependência”, “família” e “trabalho”. Os próprios idosos não aceitam que haja desenvolvimento na velhice deixando que o adulto seja o responsável, não só mas também, pela subsistência da família. Sendo o Grupo Velhice, caracterizado pela “decadência”, “declínio” pelas perdas biológicas, o velho é possuidor de sabedoria acumulada sendo importante a sua transmissão aos mais novos.



* http://mdh.unitau.br/files/representacoes_sociais_do_desenvolvimento_humano.pdf



Sem comentários: