sexta-feira, 25 de março de 2011

Análise e reflexão sobre a relação da psicologia do desenvolvimento com a educação.

  1. Duas ideias do senso comum que sejam incorrectas sobre o desenvolvimento humano. Razões pelas quais essas ideias são consideradas inadequadas.
  2. «Por que razão é importante conhecermos as nossas teorias implícitas sobre o desenvolvimento humano?»
  3. Com base no Texto 3, disponibilizado pelos docentes da Unidade Curricular (UC) de Psicologia do Desenvolvimento, a minha reflexão sobre ideias implícitas e sua responsabilidade na forma como vejo e actuo no mundo, que sendo nova para mim, considero-a muito importante.
  4. Minha postura face à aprendizagem e ao processo formativo confrontando com as ideias do Texto 3, (foi disponibilizado pelos docentes da Unidade Curricular de Psicologia de Desenvolvimento) sobre a formação de educadores/professores.
  5. Qual a importância da metacognição no processo de aprendizagem?
  6. Representações sociais identificadas pela autora do artigo «Representações sobre o desenvolvimento humano*», sobre os diferentes grupos etários.

* Almeida, A., Cunha, G. (2003). Psicologia: Reflexão e Crítica, 16(1), (pp. 147-155). Brasília.

    Sem comentários: