terça-feira, 5 de abril de 2011

Pequena biografia de Sigmund Freud (1856-1939). Contributo das suas ideias para a psicologia do desenvolvimento.

Sigmund Freud (1856-1939) nasceu em Freiberg no seio de uma família Judia. Viveu em Viena desde os 3 anos de idade. Estudou na Universidade de Viena (1881), e formou-se em Medicina com especialização em neurologia e acabou por exercer clínica privada como psiquiatra. Passou um tempo em Paris e estudou com o neurologista Jean Charcot (1825-1893), assim como com Joseph Breuer (1842-1925). Os trabalhos com Charcot originaram “a ideia de que existe um pensamento separado da consciência” (Tavares, 2007, p.14). Com Breuer que utilizava a hipnose como terapia, Freud aprofundou os seus conhecimentos e passou a trabalhar com ele, acabando ambos por publicar em conjunto a obra Estudos sobre a Histeria. A partir de 1896, Freud passou a trabalhar sozinho formando as bases da Psicanálise. Em 1900 editou A interpretação dos sonhos. Em 1905 publicou a monografia Três Contribuições para uma Teoria Sexual onde salientou considerações sobre o complexo de Édipo. Apesar de existirem reacções negativas às suas teorias, a psicanálise expandiu-se na primeira década do século XX. Outras obras foram publicadas sendo consideradas mais importantes Totem e Tabu (1912-1913), dois ensaios sobre a guerra (1915 e 1932), O Futuro de uma Ilusão (1927) e Moisés e o Monoteísmo (1934-1938). Aos 80 anos foi-lhe atribuído o Prémio Goethe em reconhecimento ao seu trabalho. No último ano da sua vida foi obrigado a fugir ao regime nazi tendo vivido em Londres.

Na medida em que a psicologia do desenvolvimento tem como objecto de estudo entender as mudanças do ser humano ao longo da vida, e descobrir quais as razões para essas mudanças, Freud contribuiu significativamente com as suas ideias através das teorias psicanalíticas, tendo interpretado o desenvolvimento humano “a partir de impulsos e motivações internas (a maioria inconscientes e irracionais) e segundo estádios.” (Tavares, 2007, p.36), conferindo à estrutura da personalidade do ser humano três componentes ou sistemas motivacionais: id, o ego e o superego, sendo que a dinâmica entre eles (muitas vezes conflitual) será a grande responsável pela conduta das pessoas. 

Freud enfatizou as motivações inconscientes e deu especial atenção à sexualidade infantil estando esta, presente desde o nascimento, e o desenvolvimento da libido, dando um enfoque especial aos primeiros anos de vida por considerá-los determinantes na formação da personalidade do ser humano. Estabeleceu cinco estádios psicossexuais desde o nascimento até à puberdade, com predomínio de uma zona erógena em cada estádio. Conferiu uma nova importância às necessidades da criança e suas vivências emocionais nas diversas fases do desenvolvimento, e as consequências nefastas na formação da personalidade, no caso de existir negligência na satisfação dessas necessidades.

Através dos estudos/teorias de Freud há uma tomada de consciência dos pensamentos e emoções inconscientes, da ambivalência das relações precoces entre pais e filhos, existindo desde o nascimento pulsões sexuais.

(Este tema é aqui apresentado no âmbito do que foi solicitado na Unidade Curricular de Psicologia do Desenvolvimento, questão 1 do E-Fólio A, ano de 2011).



Bibliografia
Tavares et al. (2007). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Porto: Porto Editora.




Sem comentários: