sexta-feira, 25 de março de 2011

4. Minha postura face à aprendizagem e ao processo formativo confrontando com as ideias do Texto 3*, (foi disponibilizado pelos docentes da Unidade Curricular de Psicologia de Desenvolvimento) sobre a formação de educadores/professores.


É comum a Teoria do Dom Natural (a inteligência é tida como um dom natural fruto de hereditariedade) ser aceite/utilizada por pais e professores no que diz respeito à explicação da natureza da inteligência, o que os leva a um distanciamento frente aos resultados dos educandos quando não são satisfatórios.

Ao desresponsabilizarem-se quanto às dificuldades e resultados dos educandos é mais fácil que pais e professores mantenham uma postura confiante e positiva em relação à sua identidade social e profissional, em vez de, muitas vezes, se esforçarem para encontrar caminhos/soluções e experimentar processos numa tentativa de ajudar/mudar aquilo que não resulta.

O distanciamento dos problemas efectivos de aprendizagem afecta a forma como os pais/professores se relacionam com os educandos seja formal ou informalmente, assim como em relação aos professores acaba por influenciar os processos e estratégias tomadas.

Por ainda existir a aceitação passiva quanto à concepção da inteligência em certos meios académicos, o processo formativo e sua aplicabilidade são, muitas vezes, inadequados agravando situações de dificuldades de aprendizagem.

Em oposição a esta maneira de pensar e estar temos uma concepção construtivista e interaccionista, que quando adoptada por pais e professores é uma mais-valia na formação dos seus educandos. Construir e desenvolver a inteligência através de interacções entre educadores e educandos é o melhor caminho para a obtenção de resultados favoráveis na aprendizagem.

Adoptar uma concepção construtivista, assim como ajudar a desenvolver nos alunos um entendimento e aceitação de regras de convivência, enriquecerá o seu relacionamento familiar e comportamento na escola. Mas, muitas vezes, não chega o professor ter as suas metodologias de ensino assentes no construtivismo, pois por muito que faça, a receptividade por parte dos alunos também é influenciada pelo meio envolvente e pessoas com quem contacta (família, amigos) sendo, muitas vezes, um importante obstáculo a transpor e impeditivo de uma aprendizagem favorável.

Muitos factores contribuem para a obtenção de resultados de aprendizagem, mas será principalmente a postura dos educadores e metodologias utilizadas que serão, em grande medida, os grandes influenciadores dos resultados obtidos.

Envolvimento na construção da inteligência entre educadores e educandos e a utilização de várias estratégias de treino pressupõem uma atitude activa e dinâmica.

Os erros são importantes para a construção do entendimento dos alunos e compreensão dos resultados sejam positivos ou negativos. Perceber que os erros servem para crescermos na nossa maneira de ser e contribuem para a fundamentação da nossa concepção das coisas e ideias é um importante passo para evolução do ser humano.




2 comentários:

Pat disse...

Uma partilha sobre este assunto: vejam esta reportagem...

http://ww1.rtp.pt/blogs/programas/nobrepovo/?k=1-parte-do-Nobre-Povo-de-2010-03-06.rtp&post=6863

()

Anónimo disse...

acessem: eagoraguilherme.blogspot.com
Blog dedicado à psicologia da Aprendizagem