terça-feira, 5 de abril de 2011

Projecto: “A Importância da Psicologia do Desenvolvimento na Educação”.

(Este projecto é aqui apresentado no âmbito do que foi solicitado na Unidade Curricular de Psicologia do Desenvolvimento, questão 2 do E-Fólio A, ano de 2011).

Como técnica de educação numa instituição cultural e social, Mª Alexandra Caracol apresentará uma sessão de formação sujeita ao tema “A Importância da Psicologia do Desenvolvimento na Educação”, participando como oradora, e utilizará como suporte à sua comunicação oral, uma apresentação electrónica em PowerPoint. No final da exposição será dado algum tempo para os presentes poderem apresentar dúvidas e/ou fazer perguntas, ao que a oradora responderá de acordo com o que estudou acerca do assunto na UC de Psicologia de Desenvolvimento, podendo também, os presentes darem alguns testemunhos.

A instituição tem como departamentos: academia de actividades desportivas, lar de terceira idade, jardim-de-infância e ATL, escola de música e um departamento de actividades terapêuticas.

A apresentação electrónica em PowerPoint a ser utilizada como suporte, será de âmbito educacional e inédito e, pretende-se que seja do tipo expositivo, com finalidade didáctica, utilizando-se para o efeito uma linguagem scriptovisual em que a palavra e a imagem coexistem, com o propósito de tornar a apresentação agradável e esta manter os presentes atentos e interessados.

Planificação

Tema da sessão: Importância da Psicologia do Desenvolvimento na Educação.

Destinatários: Funcionários de uma instituição cultural e social tais como: professores, monitores, terapeutas, etc.

Duração: 30 minutos.

Objectivos: através do conteúdo apresentado proporcionar conhecimentos que façam com que os presentes na sessão, entendam melhor as necessidades inerentes à(s) faixa(s) etária(s) com que trabalham e, por consequência, consigam encontrar caminhos/soluções e utilizar estratégias que permitam melhorar o seu desempenho como técnicos e profissionais na área em que trabalham, assim como ajudar a desenvolver as capacidades dos seus educandos, independentemente da faixa etária a que pertençam.

Recursos a utilizar:
·         Computador para apresentação electrónica em PowerPoint;
·         Expressão oral da técnica que apresentará a sessão de esclarecimento.

Metodologias de trabalho:
·         Apresentação do PowerPoint (6 slides), que será utilizado como complemento de uma comunicação oral que desenvolverá os tópicos referidos em cada slide A transição de slides será feita através da acção da oradora, mediante exposição/comunicação à medida que cada slide for passando. (+/- 15 minutos);
·         No final da apresentação dos slides/exposição da oradora, haverá um espaço para dúvidas/perguntas/troca de ideias. (+/- 10 minutos);
·         No final de tudo: convite à apresentação de testemunhos (+/- 5 minutos).

Sequência de ideias a abordar:
1.    Noção de Psicologia do desenvolvimento como um dos ramos da Psicologia.
2.    Fases do desenvolvimento humano (estádios), e suas características mais significativas (físicas e sensoriais; linguagem; desenvolvimento cognitivo; socialização; vinculação; sexualidade; forma de pensar; identidade);
3.    A influência do meio e da hereditariedade;
4.    Teorias implícitas sobre o desenvolvimento humano;
5.    Modos de conhecer, aprender, apreender e empreender em cada estádio;
6.    Metacognição e sua importância na aprendizagem (Teoria do Dom Natural em oposição à concepção construtivista e interaccionista);
7.    Efeito Pigmalião.

Bibliografia
Almeida, A., Cunha, G. (2003). Psicologia: Reflexão e Crítica, 16(1), (pp. 147-155). Brasília.

Tavares et al. (2007). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Porto: Porto Editora.

Texto 2. A Natureza do Desenvolvimento Humano. Psicologia do Desenvolvimento. Universidade Aberta. 2011

Texto 3. Educação e psicologia do desenvolvimento. Universidade Aberta. 2011 

Sem comentários: